Visando dar mais proteção aos animais e ao meio ambiente, o deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) protocolou na manhã desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 149/2021, que garante o atendimento imediato e obrigatório a animais atropelados em áreas urbanas de todo o Estado.
De acordo com o texto da medida, apesar de ser uma obrigatoriedade e, inclusive, ter penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (uma lei federal) caso descumprida, o socorro ao animal atropelado só deve ser feito caso não haja risco de outro acidente ou qualquer dano à pessoa que for prestar o socorro – o condutor, no caso, o qual deve solicitar auxílio de autoridade pública responsável neste e em todos os casos.
Como forma de evitar que haja animais em vias urbanas, regiões com maior fluxo de veículos, a medida reforça ainda a necessidade de que os donos desses animais precisam ter em termos de protegê-los em casa, evitando que sofram acidentes.
Dentre as penalidades, o projeto de lei prevê a aplicação de multa que vai de R$ 1001,00 a R$ 2.000,00, dependendo da gravidade do acidente envolvendo o animal. O valor das multas será encaminhado para o Hospital Veterinário da UEMA.