Arraial da Assembleia abre as portas enaltecendo o melhor da cultura popular maranhense

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) abriu, nesta quinta-feira (18), as portas para o São João 2026 com uma programação alto astral contemplando o que há de melhor nas festividades juninas. Até o próximo domingo (21), o espaço estruturado na área de estacionamento da Casa do Povo servirá de cenário para apresentações de diversos grupos folclóricos, entre bumba meu boi, danças portuguesas, quadrilhas, grupos de cacuriá e outras variadas manifestações em uma contagiante festança em homenagem à cultura popular.

A presidente da Alema, deputada Iracema Vale (MDB), foi quem deu as boas-vindas aos presentes, desejando dias de festa com muita alegria, entusiasmo e, principalmente, enaltecimento a diversidade da cultura popular. “Nosso arraial é seguro, tranquilo e recheado de muita coisa para se ver e fazer. Acima de tudo, é um ambiente super agradável e acessível a todas as famílias”, disse a parlamentar.

Grande incentivadora da cultura maranhense, a deputada destacou o apoio recebido dos demais parlamentares e do governador do Maranhão, Carlos Brandão, que não tem medido esforços para proporcionar aos maranhenses o melhor São João do Brasil.

“O governador Carlos Brandão é um grande incentivador da cultura maranhense, assim como nós. Aqui na Assembleia, temos uma bancada forte de deputados que amam e valorizam a cultura. Com muito amor e carinho, estamos incentivando essa linda festa, como um presente a todas as famílias”, pontuou.

Iracema Vale frisou, também, que o arraial é um momento de confraternização com o povo do Maranhão. “Estamos de portas abertas para quem quiser vir aproveitar esta grande festa popular”.

O Arraial da Assembleia já é um evento bastante esperado, tendo em vista o sucesso das edições anteriores. Por essa razão, há grande expectativa pelo evento. “As minhas expectativas são boas. Eu vim no ano passado e gostei muito. Este ano, quando soube que iria acontecer, já me animei e estou aqui. Gosto muito de festa junina, então estou aqui para curtir e me divertir, porque nosso Maranhão é lindo”, ressaltou a técnica de enfermagem Sílvia Maria Gomes.

Estrutura
O Arraial da Assembleia reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba meu boi, quadrilhas, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais, que fazem do São João do Maranhão um dos mais reconhecidos do Brasil.

A programação da festança na Casa do Povo começa às 17h30 e tem entrada gratuita ao longo das quatro noites de apresentações. É uma grande celebração da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo foi preparado para oferecer conforto e diversão a todos que prestigiarem a programação.
O público tem à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque para espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial de inclusão e acessibilidade é a instalação de rampas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Há, ainda, mesas e cadeiras nas áreas das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.
A segurança do arraial é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMA), além de detectores de metais e controle de acesso. Quem se dirige ao arraial tem à disposição estacionamento no Multicenter Sebrae, com translado gratuito até o local da festa, garantindo mais comodidade aos visitantes.
Mesmo quem não pode comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia pode acompanhar tudo o que acontece no espaço junino, pois toda a programação é transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 9.2), Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309), além do YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também há cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmite a programação, com equipe mobilizada para levar o arraial à população.

O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, cumpriu intensa agenda de compromissos em Açailândia nesta quinta-feira (18), marcada por encontros com a população, lideranças políticas e representantes da imprensa.

A programação incluiu entrevistas a rádios e tv, encontros com o prefeito Dr. Benjamim, vereadores e lideranças locais e visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada em fevereiro deste ano e já referência no atendimento de urgência e emergência na região.

Durante os encontros, Orleans destacou os avanços do município a partir da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Açailândia, ressaltando investimentos que ampliaram a infraestrutura e fortaleceram os serviços públicos.

“Açailândia é uma cidade polo, fundamental para o desenvolvimento do Maranhão. O governador Carlos Brandão já trouxe a UPA, o Hospital Regional e mais de 40 quilômetros de pavimentação. Eu quero dar continuidade a esse trabalho, olhando para as demandas reais da população”, afirmou Orleans.

O prefeito Dr. Benjamim destacou a importância da integração entre Estado e município na viabilização de obras estruturantes e no avanço de projetos locais.

“É uma parceria extremamente produtiva para nós. Temos um histórico recente de frutos colhidos e, agora, firmamos compromissos futuros. Não há outro caminho para a sequência desse progresso a não ser o apoio ao Orleans Brandão”, declarou.

*Projetos futuros*

Além de ouvir as demandas locais, Orleans apresentou iniciativas consideradas prioritárias para o futuro de Açailândia. Entre elas está a implantação de um Hospital Oncológico, proposta que busca descentralizar o tratamento contra o câncer e ampliar o acesso à assistência especializada.

“O Hospital Oncológico já faz parte do meu plano de governo. As tratativas com o governador Carlos Brandão e a iniciativa privada estão em andamento. A proposta é garantir atendimento mais próximo das famílias e gerar mais de mil empregos na região”, garantiu.

A mobilidade urbana também esteve em pauta, com a apresentação de estudos para a construção de dois túneis subterrâneos na BR-222, voltados à melhoria do fluxo de veículos e à redução de acidentes no trecho urbano da rodovia.

Encerrando a agenda, Orleans destacou o diálogo com lideranças e o alinhamento em torno de novas propostas para a região: “Hoje tivemos a oportunidade de dialogar sobre o presente e o futuro da cidade, além de prestar contas de ações importantes realizadas quando estive à frente da Secretaria. Açailândia é uma cidade polo, estratégica para o Maranhão, e precisa continuar avançando com planejamento, diálogo e parceria”, finalizou.

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou de um encontro com moradores do Polo Coroadinho, em São Luís, atendendo a convite do vereador Daniel Oliveira. O evento reuniu lideranças políticas, representantes comunitários e moradores da região para discutir demandas locais e apresentar propostas voltadas ao desenvolvimento da comunidade.

Durante o encontro, Orleans destacou a parceria construída e ações realizadas na comunidade desde o período em que esteve à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas. “Todos os dias, a gente está conversando para trazer ações para o Polo Coroadinho”, afirmou.

O pré-candidato ressaltou ainda que o diálogo permanente com as lideranças locais permitiu identificar demandas importantes para os moradores do Polo Coroadinho e garantiu a execução de ações voltadas à comunidade.

Entre os compromissos assumidos durante o encontro, Orleans destacou a necessidade de implantação de uma unidade do Viva Procon na região. Outro tema abordado foi a situação do transporte público da capital. Orleans afirmou que pretende buscar soluções para melhorar a mobilidade urbana e garantir mais qualidade aos usuários do sistema. Se não resolverem, eu já estou estudando. Quando chegar lá eu resolvo o problema do transporte público de São Luís”, afirmou.

*Time unido*
“Faço parte de um time que vai caminhar ao seu lado. Um time que terá o próximo governador do Estado para fazer a diferença aqui. Nós vamos caminhar juntos, de mãos dadas, para trazer as melhorias que essa região precisa”, afirmou o deputado estadual Glalbert Cutrim, também presente no evento.

Já o vereador Daniel Oliveira ressaltou o apoio recebido de Orleans nos últimos anos para atender demandas da comunidade. “Orleans pode contar comigo, porque eu honro quem me honra. Foi ele quem nos apoiou para atender as demandas da nossa comunidade quando outros fecharam as portas”, declarou.

Moradores que participaram do encontro também avaliaram positivamente a oportunidade de acompanhar de perto as propostas apresentadas. A professora Antônia Costa, moradora da região há mais de 50 anos, afirmou que foi a primeira vez que ouviu Orleans pessoalmente. “A fala dele demonstrou capacidade de governar o estado, foi muito gratificante”, disse.

A moradora Simone também destacou a impressão deixada pelo encontro. “Gostei do que ouvi, ele me passou confiança”, afirmou.

Ao final do evento, Orleans agradeceu a recepção dos moradores e reafirmou o compromisso de continuar dialogando com as comunidades para construir soluções voltadas às necessidades da população.

O vereador André Campos participou, nesta semana, da cerimônia de inauguração do novo prédio da Banda do Bom Menino das Mercês, um dos mais importantes projetos de formação musical e inclusão social do Maranhão. Ex-aluno da primeira turma da instituição, André destacou a emoção de vivenciar esse momento histórico e acompanhar de perto a revitalização de um espaço que marcou sua trajetória pessoal e a vida de milhares de jovens maranhenses.

A solenidade contou com a presença do governador Carlos Brandão, do ex-presidente da República José Sarney, idealizador da Banda do Bom Menino, e do diretor da Escola de Música do Bom Menino, Raimundo Quintiliano. Durante o evento, o Governo do Estado anunciou a garantia de recursos para a manutenção das atividades da escola e a ampliação do projeto para outros municípios maranhenses.

A nova estrutura da instituição foi planejada para oferecer melhores condições de ensino e acolhimento aos estudantes. O espaço passou por uma ampla requalificação, ganhando novas salas para atividades musicais, auditório, setores administrativos e ambientes de apoio pedagógico. A unidade também recebeu áreas de convivência, cozinha, copa, almoxarifado e banheiros modernizados, além de intervenções que garantem mais conforto, acessibilidade, segurança e funcionalidade para alunos, professores e colaboradores.

Ao longo de mais de três décadas de atuação, a Banda do Bom Menino das Mercês já impactou cerca de 15 mil estudantes, consolidando-se como referência na formação artística de crianças e adolescentes. Mais do que ensinar música, a instituição tem desempenhado um papel fundamental na inclusão social, na formação cidadã e na criação de oportunidades para milhares de jovens maranhenses.

Em sua fala, André Campos destacou a importância da iniciativa e a emoção de retornar à instituição onde iniciou sua trajetória. “Tenho muito orgulho de ter feito parte da primeira turma da Banda do Bom Menino. Ver esse projeto fortalecido, renovado e preparado para alcançar ainda mais jovens é motivo de grande alegria e gratidão”, afirmou.

O vereador também parabenizou o governador Carlos Brandão pelo compromisso com a educação e a cultura, o ex-presidente José Sarney pela visão e sensibilidade ao criar um projeto que transformou gerações de maranhenses, e Raimundo Quintiliano pela dedicação à frente da Escola de Música do Bom Menino, contribuindo para a continuidade e fortalecimento desse importante legado.

A inauguração do novo prédio representa mais do que a entrega de uma estrutura moderna. Simboliza a renovação de um projeto que há mais de 30 anos transforma vidas por meio da música, da educação e da esperança, garantindo que novas gerações tenham a oportunidade de sonhar e construir um futuro melhor.

 

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, e o dirigente estadual do partido no Maranhão, deputado Pedro Lucas Fernandes, receberam o pré-candidato a governador Orleans Brandão em Brasília, nesta quarta-feira (17), para reafirmar total apoio da legenda à sua pré-candidatura. Eles fizeram questão de destacar o compromisso de manter a lealdade ao projeto político que dará continuidade ao processo de desenvolvimento que vive o Maranhão.

“Estamos recebendo o próximo governador do Maranhão com muito entusiasmo. Fizemos nosso compromisso com ele já no ano passado e estamos aqui, hoje, reafirmando nosso apoio à sua candidatura. Orleans, conte conosco: o União Brasil seguirá com você, com toda força e todo espírito de vitória”, afirmou Antônio de Rueda.

Dirigente estadual do União Brasil, Pedro Lucas enfatizou que ele e seu grupo sempre estiveram ao lado de Orleans Brandão e continuarão determinados em apoiar e trabalhar para que ele possa dar continuidade aos avanços conquistados no Maranhão nos últimos anos. “Compromisso é para ser honrado. Por isso, estamos aqui reafirmando nosso apoio a esse projeto vitorioso que com certeza o povo do Maranhão vai abraçar”, declarou o deputado.

Orleans Brandão agradeceu aos líderes do União Brasil pela confiança e lealdade, reafirmando sua convicção na vitória: “Agradeço ao presidente Rueda pela confiança, e ao amigo Pedro Lucas, que sempre esteve com a gente, pela lealdade. Obrigado pelo apoio para que possamos continuar esse grande trabalho pelo povo do Maranhão. O governador Carlos Brandão já implantou grandes programas, com ele o estado já avançou e tenho certeza que podemos avançar muito mais. Vamos seguir juntos para uma grande vitória!”

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes negou peremptoriamente, em contato com o Blog do Gilberto Léda, que esteja fazendo “jogo combinado” com o também deputado federal André Fufuca para deixar a Federação União Progressista – da qual ambos fazem parte – com um pé na chapa de Eduardo Braide (PSD) e outro na de Orleans Brandão (MDB).

“Não faria isso com ninguém, muito menos com Brandão”, disse o parlamentar, ao responder questionamento deste blog após o anúncio de que Fufuca é o primeiro pré-candidato apoiado pelo ex-prefeito de São Luís.

“Sigo com Brandão e Orleans”, completou.

Pedro Lucas também comentou a “difícil equação” que precisa ser resolvida agora, já que a federação precisa tomar decisões por consenso dos dois partidos.

Na visão dele, não existe a possibilidade, por exemplo, de a União-PP estar formalmente coligada com o MDB e mesmo assim Fufuca ser candidato apoiado por Braide.

“Penso que não [ existe essa possibilidade]”, ponderou.

Vale aguardar

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade