Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

Arraial da Assembleia encerra-se com mais uma noite formidável de celebração da cultura popular maranhense

Uma grandiosa festa da cultura popular em seus aspectos mais variados. Assim foi o Arraial da Assembleia, encerrado neste domingo (21), com absoluto sucesso. O último dia de festança contou com uma programação que reuniu bois de diferentes sotaques, além de danças folclóricas que contagiaram o público. Mais uma vez, ficou completamente lotado o terreiro junino montado no estacionamento do Parlamento Estadual.

Para a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (MDB), a cada ano o evento junino da Alema consolida-se como o arraial da família maranhense.

“Estamos todos muito felizes com o arraial que nós deputados da Assembleia Legislativa preparamos com muito amor, com muito carinho para todo o público. Aqui temos segurança, tranquilidade, muitas brincadeira, muita cultura maranhense e, acima de tudo, um ambiente super agradável, tranquilo, acessível para todas as famílias do Maranhão”, ressaltou Iracema Vale.

Os deputados Wellington do Curso (PSD) e Helena Duailibe (Republicanos) também prestigiaram o último dia de arraial, e exaltaram a exuberância da cultura maranhense.

Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra trouxe alegria e tradição ao terreiro junino da Assembleia

Programação

A programação do último dia do Arraial da Assembleia iniciou-se com o show de forró do Renan Soeiro. Em seguida, houve a apresentação da Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra, do Boi Revelação de São Marçal, do Coco Pirinã, do Boi Pérola dos Lençóis e do Boi Encanto do São Cristóvão.

Na parte final da programação, apresentaram-se o Boi Barbosa do Rosário, o Boi Encanto da Ilha, o Boi de São Simão e, por fim, o Boi de Matinha.

Bumba Meu Boi Lendas e Magias arrebatou o público com seu belo bailado

Fomento à economia

Público lotou mais uma vez o Arraial da Assembleia e aproveitou os atrativos do espaço.

O deputado Wellington do Curso declarou que foram quatro dias de uma festa maravilhosa. “Todos os dias foram de casa cheia, é uma festa linda, que faz menção à nossa cultura, mas que também fomenta a economia do nosso estado”.

“A Assembleia é a Casa do povo e nada mais justo que o povo esteja aqui dentro. E a gente vê como esse arraial, a cada ano, se valoriza cada vez mais, recebendo o reconhecimento máximo da população”, salientou Helena Duailibe.

Com acessibilidade, segurança, comodidade, decoração e uma infraestrutura de palco, luz e som, além de espaços para comercialização de comidas típicas e bebidas, o Arraial da Assembleia, coordenado pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), foi o local escolhido por muitas famílias para apreciarem os festejos. Turistas também aproveitaram o arraial.

Boi Novilho dos Lençóis marcou presença com linda apresentação no palco do Arraial da Assembleia

Atrativos

Duas servidoras públicas, amigas de longa data, disseram que, pela segunda vez, prestigiaram o Arraial da Assembleia. “Viemos no ano passado; gostamos e, agora, viemos de novo”, declarou Sílvia Ramos, funcionária da Prefeitura de São Luís.

A servidora pública Conceição Pestana salientou que um dos principais atrativos do Arrarial é a questão da segurança. “Muito lindo esse Arraial; o melhor de São Luís: seguro, alegre e, principalmente, acessível a todos”, enfatizou.

Sob o olhar atento dos integrantes do Gabinete Militar, o Arraial da Assembleia contou com a ação conjunta da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros, mobilizado para qualquer eventualidade em caso de combate a incêndio, realização de resgates e primeiros socorros.

Boi Encanto do São Cristóvão fez belo espetáculo com suas cores fortes, brilho intenso e muito bailado

Conforto e Segurança

O Arraial da Assembleia levou alegria, diversão e entretenimento de qualidade ao público que compareceu ao local nas quatro noites de festa. E quem não pôde estar presente, também acompanhou a festa por meio dos canais de comunicação da Casa.

Foram mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura do evento que teve todas as noites com transmissão ao vivo pela TV, Rádio e Canal do Youtube, além das redes sociais e Agência de Notícias.

A festa, que já integra o calendário do São João do Maranhão, tornou-se ponto de encontro de famílias e amigos que veem no local um espaço com conforto, segurança e comodidade, tendo como um dos destaques a programação voltada exclusivamente para as manifestações culturais locais.

Boi Revelação de São Marçal impressionou com suas lindas e marcantes indumentárias

Sotaques

Grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, quadrilhas, danças regionais e shows de artistas maranhenses agitaram o Arraial da Assembleia.

 

Durante passagem por Imperatriz, o ex-presidente do MDB, Marcus Brandão, voltou a reafirmar a força e a união do grupo brandonista. Em entrevista à jornalista Angra Nascimento e com base na evolução registrada nas pesquisas, ele disse acreditar na vitória do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) no primeiro turno das eleições para governador.

Marcus Brandão destacou que Orleans tem crescido muito e, no período de um ano, saiu de 9% para 46% nas intenções de voto. “Está muito perto de chegar aos 51%. Para você ter uma ideia, nesse período, Carlos Brandão tinha 22%, ressaltou, fazendo comparativo com a eleição de 2022.

“Temos o maior grupo e o melhor candidato, o mais preparado, que conhece os municípios”, resumiu.

Também garantiu que o pré-candidato ao Senado, André Fufuca, saiu do grupo, mas que 95% dos prefeitos que estavam com o ex-ministro reafirmaram apoio ao governo e a Orleans Brandão. “A candidatura de Fufuca vai entrar sub judice porque existem dois candidatos dentro de uma Federação”, declarou.

Marcus Brandão afirmou que o nome do vice na chapa de Orleans deverá ser anunciado em, no máximo, 10 dias. E também estão analisando o melhor nome para o Senado, que comporá com o senador e pré-candidato à reeleição, Weverton Rocha.

 

 

Em reunião realizada nesta sexta-feira (19), na sede do Sindicato Rural (SINRURAL) de Imperatriz, o pré-candidato a governador Orleans Brandão dialogou com produtores rurais e lideranças políticas sobre as necessidades e as oportunidades de desenvolvimento do agronegócio maranhense.

O encontro, que reuniu o presidente do sindicato, Glen Maia, o deputado estadual Antônio Pereira e o pré-candidato a deputado estadual Sebastião Madeira, serviu como um espaço de escuta para as demandas de quem produz e movimenta a economia da região.

O debate priorizou a busca por mais competitividade na pecuária e na cadeia leiteira, setores que enfrentam desafios estruturais severos. Os produtores apresentaram ao pré-candidato preocupações críticas, como a instabilidade no fornecimento de energia elétrica rural, a precariedade das estradas vicinais e a necessidade urgente de uma fiscalização mais rigorosa sobre a entrada de produtos lácteos importados, que atualmente desestabilizam o mercado local pela falta de controle sanitário.

Ao ouvir essas reivindicações, Orleans Brandão ressaltou que o papel do Estado deve ser o de facilitador do crescimento, integrando uma gestão fiscal equilibrada com suporte efetivo ao setor produtivo.

“Quero ajudar a gerar emprego e renda. Se eu acredito no setor, temos que buscar alternativas para quem quer se instalar e crescer no Maranhão. O que for necessário para facilitar a vida do produtor e trazer desenvolvimento econômico, nós vamos tratar com prioridade”, enfatizou.

A conversa também avançou sobre a qualificação profissional e os gargalos de infraestrutura, com Orleans defendendo a integração entre as escolas de governo e o Sistema S para ampliar a oferta de cursos técnicos. O pré-candidato se comprometeu a atuar na interlocução com prefeituras e concessionárias de energia para solucionar os impasses que travam o escoamento da produção.

“Eu me coloco à disposição para conversar com os secretários, tanto de Fazenda quanto de Indústria e Comércio, para a gente buscar soluções. Pode ter certeza que a gente vai continuar mostrando esse potencial que tem Imperatriz e toda a região, sempre aberto ao diálogo para encontrar as respostas técnicas que vocês precisam”, concluiu.

O diálogo no SINRURAL marcou a posição de Orleans Brandão em favor de um plano de governo pautado na eficiência da gestão pública a serviço do fortalecimento do agronegócio no Maranhão.

 

 

 

A Câmara Municipal de Vargem Grande aprovou o Projeto de Lei nº 003/2026, de autoria do vereador Dr. Júnior Castro, que institui o Programa Municipal de Saúde Bucal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município.

A proposta tem como objetivo garantir atendimento odontológico humanizado, acessível e especializado às pessoas diagnosticadas com TEA, ampliando o acesso aos serviços de saúde bucal e promovendo inclusão no atendimento da rede pública.

Entre os pontos previstos no projeto estão o atendimento prioritário, ações preventivas de saúde bucal, capacitação de profissionais da odontologia e campanhas educativas voltadas às famílias e cuidadores.

O texto aprovado também autoriza a implantação de medidas como atendimento especializado nas unidades de saúde, adaptação dos ambientes para redução de estímulos sensoriais, flexibilização de horários e acompanhamento multidisciplinar quando necessário.

Na justificativa, o autor destacou que pessoas autistas frequentemente enfrentam dificuldades no acesso ao atendimento odontológico convencional, tornando necessária a criação de políticas públicas específicas para garantir acolhimento e qualidade no serviço.

Agora, o projeto segue para sanção do Poder Executivo Municipal.

 

 

O pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão, iniciou a agenda desta sexta-feira (19) em Davinópolis, em encontro promovido pelo prefeito Zé Pequeno. Com eles estiveram lideranças, vereadores e muitos apoiadores, em uma recepção marcada pelo entusiasmo e pela presença de representantes da Região Tocantina.

Durante o encontro, Orleans defendeu a importância da relação próxima com os gestores municipais e afirmou que esse diálogo permanente tem sido fundamental para garantir respostas rápidas às demandas da população.

“Eu não esperei o ano eleitoral para vir a Davinópolis entregar obras que mudam a vida das pessoas. Trouxemos a Estação Tech, o Viva Procon, a escola militar e pavimentação. Temos convicção de que este é o caminho certo, pois acredito na política do diálogo, da presença física e da parceria direta com os prefeitos para resolver os problemas reais do nosso povo”, declarou.

Ao receber o pré-candidato, o prefeito Zé Pequeno lembrou o histórico de ações realizadas em parceria com o Governo do Estado e os investimentos que chegaram ao município nos últimos anos. Para ele, a atuação de Orleans tem sido decisiva para aproximar as demandas das prefeituras das ações desenvolvidas pelo Estado.

“O homem é bom e tem sido acessível. Ele esteve todo o tempo ao lado do governador Brandão, conhece os problemas de todos os municípios e é um homem que está aqui para fazer história. Davinópolis está pronta para este projeto, porque sabe quem realmente trabalha e entrega resultados para a nossa população”, afirmou.

Ao falar sobre sua trajetória, Orleans ressaltou que a experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas lhe permitiu conhecer de perto a realidade dos 217 municípios maranhenses. Ao colocar seu nome à disposição para disputar o Governo do Estado, afirmou que pretende manter o ritmo de investimentos, ampliar oportunidades e fortalecer a parceria com as prefeituras.

“Eu sou empresário, pai de família e alguém que recebeu a missão de andar o Maranhão e ouvir as pessoas. Não parei um dia sequer, buscando trazer recursos e obras que melhoram a vida dos maranhenses. Agora, coloco meu nome à disposição para continuarmos esse trabalho, gerando emprego, renda e oportunidades, sempre com a convicção de que o povo do Maranhão quer seguir avançando com segurança e seriedade”, pontuou.

Também participaram do encontro a deputada estadual Janaína Lima, o deputado estadual Antônio Pereira, o pré-candidato a deputado estadual e ex-secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira, a pré-candidata a deputada federal Raymara Lima, o prefeito de Ribeirãozinho do Maranhão, Flávio Soares, o pré-candidato a deputado federal pastor Célio Henrique, o presidente da Câmara Municipal, Jolimar da Silva, além de vereadores, ex-prefeitos e lideranças religiosas.

 

Mais uma liderança da capital chega para reforçar o time do pré-candidato Orleans Brandão (MDB), nesta sexta-feira (19), após deixar o pré-candidato Eduardo Braide. João Pedro, que foi candidato a vereador por São Luís e tem forte trabalho na região do Sacavém, declarou seu apoio em vídeo ao lado do ex-prefeito de Barão de Grajaú, Gleydson Resende, que disputa vaga de deputado estadual.

“É com muita honra e alegria que a gente chega para somar ao time do nosso próximo governador, Orleans Brandão”, reforça João Pedro.

“Fico feliz com sua chegada, não só eu, como também o nosso próximo deputado federal, Júnior Lourenço”, agradece Gleydson Resende.

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade