Arraial da Inclusão, promovido por Neto e Thay Evangelista, celebra a cultura e a acessibilidade

Em sua quarta edição, evento junino reuniu, no domingo (21), famílias e pessoas com e sem deficiência em uma grande festa da cidadaniaArraial da Inclusão, promovido por Neto e Thay Evangelista, celebra a cultura e a acessibilidade

O Sesc Olho d’Água foi palco, no domingo (21), de mais uma edição do Arraial da Inclusão, evento idealizado pelo deputado estadual Neto Evangelista (MDB) e pela vereadora Thay Evangelista (Republicanos), com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Maranhão e diversas instituições parceiras. Em sua quarta edição, o arraial reuniu famílias e pessoas com e sem deficiência em uma grande celebração marcada pela cultura popular, acessibilidade e inclusão.

A programação contou com apresentações de Augusto Neto, Boi de Axixá, Bumbneto2arraialarra-Boi Mimoso da APAE e do Cacuriá Assa Cana, levando ao público o melhor das tradições juninas maranhenses em um ambiente pensado para acolher todos os públicos.

Durante o evento, Neto Evangelista destacou que a proposta do arraial vai além da acessibilidade e busca promover a convivência entre todas as pessoas. Ele é feito para a inclusão das pessoas com deficiência e das pessoas sem deficiência. Uma pessoa me perguntou no Instagram se poderia participar mesmo sem ter um filho com deficiência. Eu respondi que não só podia, como deveria levar seus filhos. As crianças estão em formação intelectual e emocional e precisam aprender sobre empatia e respeito às diferenças”, afirmou o parlamentar.

Além das atrações culturais, o evento disponibilizou piso modular para cadeirantes, intérpretes de Libras, audiodescrição, abafadores para pessoas com hipersensibilidade sonora e espaços sensorial e psicomotor, garantindo conforto, segurança e participação plena dos visitantes.

Arraial da Inclusão contou com total estrutura para garantir acessibilidade e inclusão às famílias e pessoas com e sem deficiência

Elogios à estrutura

A estrutura inclusiva foi elogiada pelo público presente. Participando do evento pelo quarto ano consecutivo, Marta de Sousa destacou os diferenciais do arraial. “É um arraial que tem o seu diferencial. O diferencial está no piso, no acesso e na acessibilidade. Temos intérpretes de Libras, audiodescrição, abafadores para as crianças e toda uma estrutura pensada para acolher. É um local totalmente inclusivo”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Direitos das Pessoas Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA), Wellington Beckman, também participou da festa e destacou a importância da iniciativa para as famílias atípicas. “Como pai atípico, é uma satisfação e uma felicidade muito grande participar desse evento. Agradeço em nome do meu filho, Davi, e da minha esposa, Ediane, por essa festa maravilhosa. É uma iniciativa que melhora a cada ano e faz a diferença na vida de muitas famílias”, afirmou.

Entre os participantes que visitaram o arraial pela primeira vez, o sentimento foi de reconhecimento pela importância da iniciativa. “Achei muito interessante, importante e necessário para a nossa sociedade”, comentou Carla Silveira.

Uma mãe que participou pela segunda vez destacou o impacto positivo do evento para as crianças e seus familiares. “É um evento que faz a gente ficar mais tranquilo. Nosso filho fica mais à vontade e nós também. É uma oportunidade de participar e proporcionar a ele um ambiente preparado para acolhê-lo, onde ele pode ficar livre e feliz”, relatou Silvana Amaral.

Medalha

Ao final da programação, os participantes receberam a tradicional medalha “Eu Fui”, símbolo do compromisso do Arraial da Inclusão com a construção de uma sociedade mais acessível, acolhedora e respeitosa.

Consolidado como uma das iniciativas mais importantes do calendário junino inclusivo do Maranhão, o Arraial da Inclusão reforçou, mais uma vez, que cultura, diversão e cidadania podem caminhar juntas, promovendo encontros, fortalecendo vínculos e ampliando a conscientização sobre a importância da inclusão.

STF aponta que Josimar Maranhãozinho teria liderado esquema de cobrança de propina em emendas parlamentaresJosimar Maranhãozinho

O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) foi alvo de buscas da Polícia Federal nesta quinta-feira (25), em meio a uma investigação que apura suspeitas de desvios envolvendo emendas parlamentares do chamado orçamento secreto, com diligências realizadas no Distrito Federal e no Maranhão e apuração sobre empresas contratadas para execução de obras financiadas por essas verbas. O caso se insere em um contexto mais amplo de investigações sobre o uso e a destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares, relata o Metrópoles.

As investigações que levaram à condenação do parlamentar pelo Supremo Tribunal Federal (STF) apontam que prefeitos teriam sido pressionados a pagar propina para viabilizar a liberação de emendas parlamentares, em um esquema que envolvia cobrança de parte dos recursos destinados aos municípios.

De acordo com os autos analisados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF), gestores municipais eram cobrados a repassar cerca de 25% do valor das verbas destinadas por emendas, sob ameaça de perda dos recursos. A investigação embasou a operação da PF realizada nesta quinta-feira.

A denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que, entre janeiro e agosto de 2020, o grupo teria exigido do então prefeito de São José de Ribamar (MA) o pagamento de R$ 1,6 milhão para viabilizar a liberação de aproximadamente R$ 6,7 milhões em emendas parlamentares destinadas ao município.

Segundo a investigação, mensagens de WhatsApp, registros bancários, documentos e depoimentos foram utilizados para sustentar a acusação e demonstrar o funcionamento do esquema, além de indicar a atuação central de Josimar Maranhãozinho na organização das ações.

As apurações apontam que o parlamentar teria exercido papel de coordenação na destinação das emendas, na articulação entre os envolvidos e na operacionalização dos pagamentos relacionados às vantagens indevidas.

Zanin aponta “moeda de troca” em emendas parlamentares

Ao votar pela condenação, o ministro Cristiano Zanin afirmou que as provas reunidas demonstraram que as emendas parlamentares eram utilizadas como “moeda de troca”.

O magistrado também destacou que a atuação do parlamentar teria desvirtuado o exercício da função pública, transformando-a em instrumento para obtenção de vantagens indevidas, o que caracteriza corrupção passiva.

Na avaliação do relator, emissários ligados ao grupo realizaram sucessivas abordagens ao então prefeito para exigir o pagamento da propina. As interações, segundo o ministro, ultrapassaram o campo da negociação política e passaram a configurar atos de “chantagem e intimidação” para forçar o repasse dos valores.

Condenação e permanência no mandato

Por unanimidade, a Primeira Turma do STF condenou Josimar Maranhãozinho por corrupção passiva e fixou pena de 6 anos e 5 meses de prisão em regime inicial semiaberto.

O colegiado concluiu que houve solicitação e recebimento de vantagem indevida em razão da destinação de recursos públicos por meio de emendas parlamentares. O deputado, no entanto, permanece no exercício do mandato, já que ainda pode recorrer da decisão, e a eventual perda do cargo dependerá de deliberação da Câmara dos Deputados.

Dando continuidade à agenda de articulação política com gestores municipais, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), reuniu-se na terça-feira (23), em São Luís, com um novo grupo de prefeitos de diversas regiões do estado. Foram dois dias de diálogos, consolidando a maior aliança municipalista já realizada no Maranhão.

Também estiveram presentes à reunião o governador Carlos Brandão e o senador Wéverton Rocha.

O encontro integra uma série de reuniões que vêm sendo realizadas por Orleans Brandão com lideranças políticas de diferentes regiões do Maranhão, ampliando a participação dos municípios na construção das propostas para o futuro do estado e o fortalecimento da mobilização em torno das próximas etapas da pré-campanha.

Durante a conversa com os prefeitos, Orleans Brandão reafirmou seu compromisso com uma agenda fortemente municipalista, voltada para o desenvolvimento das cidades.

Ele lembrou sua experiência à frente da Secretaria de Assuntos Municipalistas, destacando os resultados alcançados em parceria com os gestores municipais, e garantiu que essa forma de governar continuará sendo uma das marcas de sua atuação.

“Tenho convicção de que o desenvolvimento do Maranhão passa pelo fortalecimento dos municípios. Foi assim que trabalhamos na Secretaria, construindo soluções ao lado dos prefeitos e levando ações concretas. Esse compromisso continua firme. Vamos construir uma agenda que permita às cidades avançarem cada vez mais”, afirmou Orleans Brandão.

Otimista com a vitória do projeto político do grupo, o governador Carlos Brandão destacou que a capacidade de gestão e o conhecimento da realidade do estado credenciam Orleans Brandão a conduzir uma nova etapa de desenvolvimento no Maranhão.

“Orleans tem ideias brilhantes para fazer o estado avançar ainda mais, em parceria com os prefeitos. Ele reúne todas as condições para seguir esse projeto municipalista, porque conhece o Maranhão como poucos e entende a realidade de todas as cidades”, frisou.

Presente ao encontro, a prefeita de Governador Archer, Professora Leide, destacou a sensibilidade de Orleans Brandão para compreender as demandas dos municípios.

“Orleans é uma pessoa que gosta de dialogar, sempre nos escutou e procurou entender a nossa realidade. E isso faz toda a diferença, porque mostra respeito e compromisso com os municípios. Tenho certeza de que esse jeito de ouvir e construir parcerias será fundamental para a sua atuação”, afirmou a prefeita.

Já o prefeito de São Raimundo do Doca Bezerra, Jacinto Neto, falou sobre a importância da reunião para o alinhamento da atuação de todos neste momento de pré-campanha. “Muito importante essa proximidade. Orleans sempre foi uma pessoa solícita, que sempre nos recebeu bem. Por isso, acredito no seu projeto de trabalhar em parceria com os municípios”, ressaltou.

Polícia Federal cumpre buscas no DF e no Maranhão em investigação que envolve emendas parlamentaresJosimar Maranhãozinho

 O deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA) é alvo de buscas da Polícia Federal nesta quinta-feira (25), em uma operação que apura suspeitas de desvio de recursos ligados a emendas parlamentares do chamado orçamento secreto, com diligências realizadas no Distrito Federal e no Maranhão, em investigação que envolve empresas contratadas para execução de obras financiadas por essas verbas, informa o G1.

Os alvos da operação incluem empresas responsáveis por executar obras financiadas por emendas parlamentares, além de endereços ligados ao próprio deputado, já que ele seria sócio de uma dessas companhias. As diligências ocorrem simultaneamente em diferentes localidades, ampliando o alcance da apuração.

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos tanto no Distrito Federal quanto no estado do Maranhão. A investigação busca esclarecer o possível fluxo de recursos públicos destinados por meio de emendas parlamentares e sua aplicação em contratos firmados com empresas privadas.

A operação desta quinta-feira foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, responsável por permitir o avanço das diligências no âmbito da investigação.

Orçamento secreto

O chamado orçamento secreto é o nome dado às emendas de relator (RP9), mecanismo orçamentário da União no qual a distribuição de recursos ocorria a partir de indicações parlamentares sem transparência sobre os autores das solicitações ou critérios claros de divisão das verbas.

Nos sistemas oficiais, era registrado apenas o nome do relator do Orçamento, sem identificação dos parlamentares responsáveis pelas indicações, o que gerou questionamentos sobre a transparência e o uso político desses recursos públicos.

 

Pessoal, recebi uma ligação de um amigo jornalista me questionando se eu tinha conhecimento sobre uma possível operação do Gaeco que aconteceria nos próximos dias em alguns municípios do Maranhão, entre eles Lago da Pedra.

Primeiro, não acredito nisso.
O que me causou, de fato, foi estranheza, pois as gestões de Maura Jorge, que está em seu quarto mandato, sempre figuram entre as primeiras mais transparentes de todo o Maranhão.

Segundo, acredito plenamente na seriedade das instituições, que jamais aceitariam que órgãos de controle e fiscalização fossem utilizados para interferir no processo democrático ou atender interesses eleitorais.

Terceiro, creio que sejam meros boatos, especialmente diante do crescimento da pré-candidatura a deputado estadual do meu irmão Rui Jorge, que hoje já figura entre os nomes mais competitivos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa.

Por fim, seguimos com a mesma serenidade de sempre, trabalhando nos 365 dias do ano e mantendo o reconhecimento popular conquistado ao longo de décadas.

Waldir Jorge

OPERAÇÃO MULHER SEGURA: POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM INVESTIGADO POR ABUSAR SEXUALMENTE DA PRÓPRIA MÃE EM BALSAS

Na tarde da última segunda-feira(22), um trabalho integrado entre a Polícia Militar e Polícia Civil do Maranhão resultou, na prisão em flagrante de um homem suspeito pela prática do crime de estupro de vulnerável, que teve como vítima sua própria mãe, fato ocorrido no bairro Nova Açucena, no município de Balsas. A prisão teve como base denúncias de familiares que apontavam que os abusos eram constantes.

De acordo com as informações apuradas pela Delegacia Especial da Mulher(DEM), a vítima seria uma idosa de 66 anos de idade, que possui histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que além de sofrer os abusos sexuais, também seria vítima de violência patrimonial e física.

O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável e, posteriormente, encaminhado para uma unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A vítima foi submetida aos cuidados médicos necessários e, em seguida, encaminhada para ficar sob os cuidados de familiares. As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos.

A ação policial foi realizada no âmbito da Operação Mulher Segura, iniciativa voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher e à garantia do cumprimento das medidas judiciais de proteção às vítimas.

Ajude o Blog do Sidnei Costa

Faça um Pix de qualquer valor e contribua para manter nosso trabalho. Clique no botão abaixo para copiar a chave Pix.

Chave Pix: 72412763372
Publicidade